Data

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia

Bancos de Sementes de Rafael Godeiro-RN (Sementes Crioulas)
Fonte: Kergenilson de Paiva Menezes)

Plantio Agroecológico
Fonte:  Google Imagens

Entre 1976 e 2010, a produção brasileira de grãos cresceu 235%, enquanto a área usada aumentou somente 32%. Isso é avanço pela produtividade, que permitiu ampliar a produção de alimentos com uso mais racional dos recursos naturais. Usar a biodiversidade adequadamente, aproveitando sua capacidade de gerar produtos e serviços, é produzir considerando a conservação e o manejo de espécies de plantas, animais e microrganismos nativos.
A agrobiodiversidade, interação entre ambiente, recursos genéticos e sistemas de gestão e práticas, resulta em formas de uso da terra e água para a produção. A agroecologia estuda as funções e interações dos agroecossistemas, da biodiversidade funcional, dos recursos naturais e dos saberes locais. Sistemas agroecológicos relacionam-se com a agrobiodiversidade, em um processo de interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico e integrado.
A pesquisa vem avançando e buscando aliar sustentabilidade na produção agrícola com participação das comunidades rurais. Hoje são desenvolvidas plantas mais tolerantes aos ambientes e climas brasileiros, como o semiárido, onde certas plantações podem crescer com menos água; são desenvolvidas sementes para sistemas de baixo custo e que precisam menos fertilizantes químicos e defensivos para controle de pragas. Somado a isso, pela maior produtividade, gera-se mais renda. Essas são estratégias para manutenção e uso do nosso capital natural e social (Embrapa;MAPA).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário